Glossário
Acessos- Permite saber a que horas é que cada colaborador entrou na plataforma. Nesta secção, fica registado também o tipo de browser (navegador web) em que entrou e a hora relativa ao fuso horário. Ver a secção Gestão de acessos.
Acelerações bruscas
- Sempre que, num curto intervalo de tempo, exista uma variação positiva da velocidade superior a um determinado valor o sistema gera uma informação de aceleração brusca. Ver Comportamento de condução - Condução defensiva (condutor) - Condução defensiva (detalhado)
Acelerações em curva/viragens bruscas
- O sistema envia informação acerca das curvas que foram tomadas com uma aceleração superior à normal recomendada.
Atesto
- Abastecimento realizado no qual o depósito de combustível ficou cheio. É recomendado atestar o depósito sempre que se realiza um abastecimento, para que o sistema consiga calcular os consumos de forma mais exata.
Atividade
- São as ocupações ou funções realizadas pelos condutores durante a jornada de trabalho, nomeadamente a condução, o descanso, o trabalho ou a disponibilidade.
Baliza
- É uma área criada pelo gestor de frota que delimita uma área geográfica na qual se pretende controlar a entrada, saída e permanência de veículos. Área no mapa que é definida para criar uma contenção e um limite que pode ser usado para gerar alertas, por parte do veículo, sobre o momento em que este entra e/ou sai da área da baliza. Ver Gestão de balizas
Consumo efetivo (lit.) - Consumo efet. (lit.)
- O consumo efetivo é o consumo realizado pelo seu veículo durante o período da consulta. Ver Consumos e distâncias - Consumos por abastecimento
Consumo especifico (lit./100km)
- O consumo específico é aquele que relaciona o consumo realizado pelo veículo para percorrer a distância registada no período da consulta. Por exemplo um valor de 6.5 indica que a viatura utilizou 6.5 litros em 100km percorridos em média. Ver Consumos e distâncias
Descarga de ficheiro
- Ação realizada na plataforma XTraN para descarregar o ficheiro do tacógrafo digital desde a plataforma ao arquivo do computador. Ver (Download remoto do Tacógrafo Digital)
Distância percorrida - Dist. Perc (km)
- Mostra os quilómetros percorridos pelo veículo no intervalo da consulta. O sistema arredonda os quilómetros, pelo que se percorreu unicamente 500 metros o sistema irá indicar que percorreu 1 km. Ver Percursos
Distância percorrida Inércia (km)
- Indica a distância percorrida em marcha de Inércia. Ver Eficiência energética
Download do tacógrafo digital
- A pedido da aplicação central XTraN é solicitado o descarregamento do ficheiro do tacógrafo digital para a Unidade Móvel XTraN. Ver (Download remoto do Tacógrafo Digital)
Excesso de velocidade
- A velocidade a partir da qual é considerado um excesso é um parâmetro que pode ser definido para cada veículo. Uma vez ultrapassada essa velocidade, o equipamento XTraN regista e envia essa informação ao centro de controlo. Os relatórios mostram, num período de tempo determinado, o número de vezes e locais onde foi ultrapassada a velocidade definida para o veículo. Esta velocidade é independente da velocidade legal definida para cada via. Ver Comportamento de condução.
Franja horária
- A franja horária é o intervalo horário dentro de um dia determinado, que pretendo consultar, por exemplo, para realizar um relatório. Relatórios.
Grupo - Serve para agrupar de forma simplificada os veículos da empresa. Ao classificar um conjunto de veículos numa categoria, conseguirá organizar, planear e consultar as mesmas de forma mais célere. Ver Gestão de grupos - Como fazer um relatório?
Ignições On e Off?
- Cada vez que liga ou desliga o veículo o equipamento regista uma ignição on e off respetivamente. Se durante uma consulta de tempo o número de ignições on e off não for igual, isso pode dever-se a várias razões. Ver Percursos
- Uma das ignições ficou fora da consulta (por exemplo, realizei a consulta de um dia até as 23h45 e desliguei o veículo à 1h00 da manhã).
- O veículo tem um sistema de corte de alimentação, que impede a contagem das ignições.
Condutor desconhecido
- O alarme/ estado de "Condutor Desconhecido" significa que o sistema não reconhece o código do condutor associado ao veículo num dado momento e ninguém tomou ainda conhecimento deste alarme (leitura de mensagem/alarme), seja por estar incorreto ou por ainda não existir em sistema. Esta situação ocorre pela introdução de código de condutor na consola embarcada, como do cartão do condutor colocado no tacógrafo, ou até por chave-dallas.
Notificações- Mensagens ou avisos criados com o intuito de avisar o utilizador da plataforma. Ver Gestão de notificações
Travagens bruscas
- Sempre que, num curto intervalo de tempo, exista uma variação negativa da velocidade superior a um determinado valor o sistema gera uma informação de travagem brusca. Ver Comportamento de condução
Sc - Score
- Classificação utilizada nos cálculos de eficiência energética e de comportamento de condução.
Tempo de atividade
- É o tempo dedicado pelo condutor às diversas ocupações, nomeadamente à condução, ao trabalho, ao descanso ou tempos em que está disponível.
Tempo de funcionamento do veículo
- É o tempo que a viatura está ligada (com ignição on), independentemente de estar a andar ou parada.
Tempo de paragens prolongadas
- Nas configurações do veículo pode definir um tempo máximo de paragem. Uma vez ultrapassado esse tempo, assinala o local e momento do "Tempo de Paragem prolongada". O XTraN permite realizar consultas, nas quais são apresentados o número de vezes que o tempo máximo de paragem considerado normal foi excedido.
Tempo estacionado
- O seu equipamento XTraN regista como tempo estacionado o tempo desde que desligou a ignição e o veículo não registou nenhum movimento.
Tempo em marcha
- O tempo em marcha é o tempo que o veículo está ligado com a velocidade diferente de 0.
Tempo parado
- É a soma dos tempos que o veículo está ligado com a velocidade igual a 0 durante o período da consulta. Inclui qualquer tipo de paragens como as devidas a engarrafamentos, semáforos, espera em clientes, etc. Esta soma realiza-se nas 24horas/dia.
Tempo funcionamento do motor
- É o tempo total que o motor esteve em funcionamento (ligado) durante o período da consulta.
Tempo em marcha de inércia
- Tempo total em que o veículo esteve com a velocidade acima de zero, com aceleração nula e o cruise control desligado, durante o período da consulta (veículo engrenado a descer).
- Para reduzir o consumo de combustível, o ideal é descer com o veiculo engrenado e sem acelerar, já que nesta condição de inércia o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor evitando qualquer consumo de combustível. Mas, no ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta consumindo combustível.
Tempo em excesso de velocidade
- É o tempo que o veículo esteve acima da velocidade definida desde o inicio do excesso de velocidade.
Total ativação travão
- Indica a quantidade de travagens realizadas no período da consulta.
Total ativação embraiagem
- Indica a quantidade de vezes que foi utilizada a embraiagem no período da consulta.
Total ativação aceleração
- Indica a quantidade de vezes que foi utilizada a aceleração no período da consulta.
Upload do ficheiro dos dados do tacógrafo
- Transmissão do ficheiro do tacógrafo digital desde a Unidade Móvel XTraN até a plataforma central XTraN. Ver (Download remoto do Tacógrafo Digital)
Velocidade média (km/h)
- Apresenta a média das velocidades recolhidas no intervalo de tempo analisado.
Velocidade cruzeiro (km/h)
- Velocidade média do veículo nos instantes em que o mesmo esteve com a velocidade acima de zero.
Velocidade mínima e máxima (km/h)
- Sinalização que estabelece o respeito por limites mínimos e máximos de velocidade: obrigando, proibindo ou informando.
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Save time and frustration with HelpNDoc's WinHelp HLP to CHM conversion feature